PARTICIPE

Crepúsculo


Diretor:Catherine Hardwicke
Elenco:Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Michael Welch, Justin Chon, Peter Facinelli, Kellan Lutz.

Produção:Greg Mooradian, Mark Morgan, Karen Rosenfelt

Roteiro: Stephenie Meyer, Melissa Rosenberg

Fotografia:Elliot Davis

Trilha Sonora:Carter Burwell

Duração:120 min.

Ano:2008

País:EUA
Gênero:Terror

Cor:Cor
Distribuidora:Paris Filmes

Estúdio:Maverick Films/ Goldcrest Pictures/ Imprint Entertainment/ Summit Entertainment/ Temple Hill Entertainment/ Twilight Productions
Classificação:14 anos


Depois de uma longa pausa, muita correria e um milhão de coisas para resolver, finalmente voltei, para uma nova postagem no blog Parada Obrigatória. É bom estar aqui de novo, e poder compartilhar com vocês essa paixão que nos une: O cinema. Antes de tudo, queria parabenizar o Leo pelo novo layout, que verdadeiramente enriqueceu e deu novo fôlego ao Parada. E também obrigada a todos que lêem e apreciam a minha coluna. É recompensador cada elogio de vocês!
Bom, durante as minhas férias (que foi uma correria só, para poder resolver as coisas da faculdade!) não tive oportunidade de ver muitos filmes. Crepúsculo foi um deles. Claro que não fui imediatamente aos cinemas. Esperei que passasse a "febre Twilight". Não é por nada não, mas não gosto de ir com a maioria. Fica até mais fácil para analisar com calma.
Mas aconteceu. O filme conseguiu me absorver totalmente. Sim, sou uma garota. Sim, fui envolvida totalmente pelos encantos de Edward Cullen. E sim, indentifiquei-me com Bella Swan. Porém, posso dizer com propriedade que Crepusculo tem suas qualidades além das que eu mencionei anteriormente. Crédito, mais que justo, a Stephanie Meyer, autora da série de livros e roteirista dessa versão para as telas. O que me leva a destacar a importância da literatura, quando levada ao cinema.
Como destaque, gostaria de falar sobre o elenco. Escolhidos a dedo não somente pela aparência física, mas pela qualidade de atuação. Cada um deles (realmente não consigo pensar em nenhum deles que não tenha sido extremamente intenso) trouxe uma contribuição significativa. Como os pais de Bella, a família Cullen, os índios quileutes Billy e Jabob Black, os vampiros do mal e os alunos do colégio de Forks. Mas, principalmente, Kristen Stewart (Bella Swan) e Robert Pattinson (Edward Cullen), que nos fizeram estar tão apaixonados quanto suas personagens.
A parte técnica também não deixou nada a desejar. A maquiagem, principalmente a dos sugadores de sangue (como diz Jacob Black no livro Lua Nova), extremamente carregada, trouxe toda a palidez e beleza destacada exaustivamente em cada exemplar de Stephanie Meyer. Efeitos de ação, como as corridas, saltos e lutas foram bem exploradas (como fã declarada do gênero de ação, digo que amei!). E a fotografia, que mostra tanto o clima chuvoso de Forks quanto toda a dramaticidade da história.
Apesar de tudo que falei, acho difícil que os garotos e os mais adultos se agradem com Crepúsculo. Mas, quem é fã do livro ou gosta do gênero, vai apreciar o resultado. Esse é um daqueles que tem um público alvo muito definido. Eu, particularmente, não conhecia os livros. Após ver o filme, tratei de conhecer o o universo criado pela escritora, e atualmente estou no 3º livro da série, Eclipse.
Você viu o filme? Conhece os livros? Deixe sua opinião aqui, e compartilhe conosco! Semana que vem tem mais uma das minhas colunas.
Share on Google Plus

About Marcia Litman

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 comentários :