Muito se ouve falar sobre a
fotografia de um filme, mas o que será que isso significa exatamente?
O que faz a fotografia de um filme ser boa ou ruim?
Você prefere 100 reais ou uma frotografia com o Raça Negra? |
Nos temos o enquadramento, que é basicamente como o objeto em cena será filmado. O enquadramento depende de três elementos: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo. Para facilitar, imagine que você está vendo um ator em pé.
O processo de filmar
uma obra não se resume a apenas ligar a câmera, é precisa levar diversos pontos
em consideração, que constroem a fotografia.
Em um plano, você pode
ver ser corpo inteiro, em outro, apenas da cintura para cima e em outro, apenas
seu rosto. Essas escolhas vão influenciar na forma como a história do filme é
contada e como ela é transmitida para nós, os espectadores.
Para capturar esses
enquadramentos e planos, é preciso levar em consideração o tipo de luz a ser
usada, os filtros, as lentes, as posições, contraste, etc. Tudo isso muda as
cores e os tons das imagens que formarão a obra. Há uma pessoa especifica para
cuidar de tudo isso, o diretor de fotografia, que precisa ser o braço direito
(e esquerdo) do diretor do filme.
Para facilitar, vamos
usar dois exemplos de obras com estilos totalmente diferentes: O longa
metragem Hungry Hearts, de 2014 dirigido por Saverio Costanzo
e com fotografia de Fabio Cianchetti, e a série juvenil 13 Reasons Why,
adaptada por Brian Yorkey para a Netflix em 2017.
Primeiro, o longa
Hungry Hearts.
Na primeira cena do
filme, os personagens de Adam Driver e Alba Rohwacher se conhecem e se
apaixonam, aí nós os vemos lado a lado, em igualdade. Conforme o drama se
desenrola, a sanidade dos personagens começa a ser questionada, por isso,
várias vezes a imagem da Alba irá aparecer meio “distorcida”. Esse efeito, que
aumenta a sua cabeça, é conseguido através da lente e da a sensação de que a
personagem é mais magra, frágil, e principalmente, estranha.
A série 13 Reasons Why
trabalha com linhas temporais diferentes, e usa recursos de cores e iluminações
para deixar claro sempre que algo acontece no passado ou no futuro.
Note como o personagem Clay aparece
rodeado de tons muito mais frios e azulados quando está no tempo atual, e tons
muito mais amarelados e quentes durante os flashbacks.
Então, para resumir: A fotografia de uma
obra é a forma como ela será mostrada em cena. Considerando todos os elementos
para construir cenários, situações, personalidades e proporcionar uma
experiência muito mais completa para quem assiste.
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